sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

4º Depoimento: Onfalocele

A Michele não teve a mesma sorte que a maioria das mães, infelizmente a Maria Eduarda não resistiu a uma infecção. Mas esse depoimento vai servir para darmos força para a Michele e também para ajudar as outras mães que perderam seus bebês.


Depoimento:
  • No ano passado engravidei e no segundo mês de gestação descobri que meu bebê tinha onfalocele, achei especialistas em Santo Amaro. Minha gestação fo normal até o quinto mês, depois tive que fazer repouso, fiquei internada em Novembro 15 dias no hospital Alvorada estava com dilatação. Era uma menina e em Janeiro ela nasceu dia 20 /01/2009 estava no oitavo mês, sai de casa para fazer o morfológico e tive que ir direto para o hospital, pois ela já estava com centralização e não pode esperar. A Maria Eduarda nasceu a noite pesando 2100 k e 45 cm ficou na uti, pois o pulmão não estava totalmente formado. Estavam para fora o figado, uma parte do estomago e uma parte do intestino. Com 9 dias de vida, ela pegou infecção mas não resistiu e com 14 dias de vida ela faleceu. Não está sendo fácil, mas estou fazendo de tudo para ficar forte, pois tenho certeza que a Duda está em um ótimo lugar.
  • Se alguém precisar de mais alguma informação meu e-mail: mi_duartesantos@hotmail.com. Beijos para todos Micheli http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17738622444221265082

3º Depoimento: Onfalocele

A Talyta tem 20 anos, nasceu no ano de 1989, no hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas/SP.


Depoimento:


  • Eu nasci com os órgãos para fora do abdómen , uma má formação congênita, apenas o coração no lugar certo, 4 horas depois de eu nascer foi feita uma correção, onde foi descolada a pele das costas e puxada, pois quando nasci o abdómen não tinha pele nem músculo.

  • No ano de 1995, foi tentado colocar uma tela abdominal, mas foi rejeitada, de uma cirurgia foi transformada em 3, uma por semana, 60 dias sem comer e sem beber, uns 60 dias internada no hospital. Fiquei usando o Willostomia (duas bocas do intestino pra fora). Em 1997, foi fechado, depois em 2001 foi feita a correção da coluna devido uma Escoliose Lombar. Teve muitas complicações pela Onfalocele, problemas no pulmão, coração, intestino...enfim por isso faço tratamento até hoje! Talyta http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5623241481783050181

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

2º Depoimento: Gastrosquise



Meu nome é Camila, sou de Canguçu/RS e moro em Pelotas/RS. Como já falei na primeira postagem descobri que estava grávida aos 19 anos. O Pedro Henrique nasceu no Hospital São Lucas da PUCRS em Porto Alegre/RS. Hoje ele está com 7 meses.





  • No 4º mês de gestação descobrimos que nosso bebê tinha gastrosquise, estava com algumas alças do intestino delgado expostas. Nos desesperamos pois nunca tínhamos ouvido falar nessa má formação. Com a ajuda de mães que haviam passado por essa mesma situação e com ajuda de médicos conhecidos, resolvemos continuar o pré-natal em Porto Alegre, que fica a 3 horas de Pelotas.

  • Minha médica me encaminhou pelo SUS para o Hospital São Lucas da PUCRS. Ao chegarmos lá, nos acalmamos um pouco, pois ficamos sabendo de vários casos de gastrosquise que haviam passado pelo hospital, inclusive conheci um bebezinho que estava na UTI que também tinha nascido com essa má formação. No início as consultas eram de 15 em 15 dias.


  • Nas consultas eu fazia exames e ecografias com frequência. No início os médicos me disseram que meu bebê estava com pouco peso, eu fiquei assustada pois sabia que quanto menor ele nascesse mais riscos correria na cirurgia. Então, comecei a me cuidar ainda mais, fazia todas as refeições e fazia o mínimo de esforço físico. Em seguida o peso dele aumentou, às vezes o peso ficava abaixo do normal mas em seguida ele voltava a ganhar peso.


  • Com 30 semanas de gestação fiz a ecocardiografia fetal, que mostrou que o coração do Pedro estava normal. Com 32 semanas fiz injeções de corticóide, para acelerar a formação do pulmão. Na 34ª semana os médicos me aconselharam ir para Porto Alegre, pois seria difícil no caso de alguma emergência eu me locomover até lá.

  • Depois que cheguei em Porto Alegre, as consultas passaram a ser uma vez por semana, com 37 semanas fiz uma ecografia que mostrou uma pequena alteração no líquido amniótico, os médicos pediram para que eu voltasse no início da outra semana. Na segunda-feira seguinte voltei ao hospital, já estava com 38 semanas de gestação, depois de alguns exames, me avisaram que a cesárea seria naquela mesma manhã.

  • O Pedro Henrique nasceu no dia 13 de julho de 2009 ás 10h30min, com 3.395kg e com 46 cm, a nota do apgar no 5º minuto foi 9. Enquanto eu estava na sala de recuperação, fiquei sabendo que ocorreria a cirurgia dele ainda naquela tarde. Fiquei triste por não ter ficado com meu filho, vi o rostinho dele muito rápido, mas ao mesmo tempo tive muita esperança que daria tudo certo, fiquei rezando e mentalizando coisas boas todo o tempo. Depois de ir para o quarto, fiquei sabendo que tinha dado tudo certo na cirurgia e que ele estava bem. O Pedrinho foi operado pelo Dr. João Cyrus Bastos, um excelente médico que Deus colocou em nosso caminho.

  • A primeira noite foi horrível, além de não poder estar com ele, tinha que ver as outras mães que estavam no mesmo quarto com seus bebezinho. Meu marido foi na UTI Neonatal tirou umas fotos do nosso bebê e eu fiquei a noite inteira olhando aquelas fotos, não vendo a hora de ficar pertinho dele. No outro dia de manhã tomei banho e fui direto pra UTI, foi horrível ver ele com aqueles tubos e todo picadinho de agulha. Durante a noite resolvi chorar tudo o que eu tinha pra chorar, pois não queria chorar mais nenhuma vez perto dele, pois ele tinha que sentir que eu estava forte e confiante, acreditando na recuperação dele.

  • E assim foi, não chorei mais nenhuma vez perto dele. No 3º dia eu peguei ele no colo pela primeira vez, para a surpresa de todos antes dele começar a dieta ele fez cocô, depois de uma semana eu já estava amamentando e dando banho, cada dia era um progresso. Foram 15 dias na UTI, o Pedro Henrique saiu uns dias antes do hospital porque na época que ele nasceu tinha muita gente no hospital com "gripe a" e uns bebezinhos da UTI Neonatal ficaram gripados, então o médico achou melhor ele ir para casa.

  • Depois de vir para casa ele teve diarréia algumas vezes, em uma delas ele teve que ser internado pois ficou desidratado. O médico que operou ele me explicou que era uma fase de adaptação do intestino, e que alguns bebês tinham diarréia até os 8 meses. Hoje, ele está com 7 meses, forte e saudável, graças a Deus e a todos que cuidaram dele! Beijos a todos Camila http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=657562349157307907 e-mail: camilinhabento@hotmail.com!