sexta-feira, 18 de junho de 2010

9º Depoimento: Onfalocele



A Kelly, tem 29 anos, é de São Paulo. Nasceu com Onfalocele no Hospital São José do Brás.





Depoimento:




  • Confesso que nunca tinha pesquisado muito sobre o assunto, pois para mim era quase como uma coisa normal, mas acabei descobrindo que é muito mais grave do que eu imaginava.

  • Como minha mãe não fez nenhuma ultrassonografia durante toda gravidez, ela só ficou sabendo da doença quando eu nasci e para falar a verdade foi uma surpresa para todos, inclusive para os médicos. Minha mãe mal teve tempo de me ver, os médicos e enfermeiros corriam de um lado para o outro e não diziam o que estava acontecendo. Ela diz que parecia que eu tinha um saquinho de carne em cima do umbigo, igual a um saco de carne comprada no açougue e até hoje ela acha que eu nasci assim porque ela caiu quando estava grávida.
  • Como achavam que eu poderia não resistir a cirurgia meu pai teve que assinar um termo de responsabilidade e as madres do Hospital decidiram me batizar. Fiz uma única cirurgia até hoje, com 24 horas de nascida, fiquei na UTI por uma semana mais ou menos e a recuperação foi tranquila, graças à Deus. Nunca tive problemas ou sequelas e minha cicatriz não é muito grande, foi tudo tão bem feito que o local onde seria o meu umbigo ficou meio "fundinho" com o tempo, não é tão diferente dos outros.
  • Lembro que quando eu era criança, minha mãe me levava ao médico regularmente para ser examinada, eles apertavam a minha barriguinha e pediam para eu fazer força, parece que era pra saber se “algo” tinha saído do lugar. O médico dizia que eu poderia fazer uma cirurgia plástica para ter um umbigo “normal”, minha mãe disse que ia esperar eu crescer pra decidir isso, mas eu nunca quis pois nunca me fez falta nenhuma, então pra que mexer.