sábado, 9 de outubro de 2010

12º Depoimento: Onfalocele


A Joyce, nasceu com onfalocele, no Hospital Menino Jesus (São Paulo).










Depoimento:



  • Nasci em 03/03/83, nesta época ultrassom não era algo tão normal quanto hoje, então minha mãe que já tinha 3 filhos e estava grávida de mim, resolveu fazer uma cesariana para fazer a laqueadura e quando eu nasci foi diagnosticado a onfalocele (descobri que este era o nome aos 21 anos).

  • Fui transferida para o hospital Cruzada Pró Infância (hoje conhecido como Pérola Byington), onde tive todos os cuidados com mais quatro crianças que tinham o mesmo problema. Com 23 dias de internação, o médico perguntou se minha mãe não tinha condições de me tirar dali e me levar todos os dias para fazer o curativo, já q o risco de infecção hospitalar era muito alto. Deus deu estas condições para ela, a distância era de uns 50 km, mas ela todos os dias ia de táxi executivo. Bom, as outras mães não tiveram estas condições e as outras crianças infelizmente faleceram com infecção, o que poderia ter ocorrido comigo.

  • Com o tempo minha mãe já estava apta a fazer o curativo e não precisou continuar me levando todos os dias, minha barriga fechou e aos 3 meses e 23 dias, fiz uma cirurgia para a retirada de 2 hérnias na virilha. O médico disse que a cirurgia do abdômen não poderia ser feita e que eu só poderia operar aos 12 anos. Eu tinha hérnia no abdômen também.

  • Aos 9 anos, tive uma amiga de classe com o mesmo problema, e ela operou, foi quando minha mãe voltou a procurar o hospital que já não existia mais, eles nos encaminharam para o Hospital Menino Jesus, onde encontramos a equipe médica que havia cuidado de mim. Eles marcaram a cirurgia, onde colocaram uma tela, retiraram a hérnia e tentaram fazer um umbigo, esta operação também me daria a possibilidade de ser mãe. Minha recuperação foi super rápida, durou apenas 1 semana.

  • Tive uma infância normal, joguei volei profissional até os 15 anos, aos 21 casei e engravidei, mas como minha mãe era leiga no assunto, não sabia tirar minhas dúvidas, decidi procurar pelos médicos que me operaram. Foi uma batalha, fui em tantas pistas e acabei achando a Dra. Salete a médica que me operou ainda no Menino Jesus, mas hoje como chefe da equipe. Ela ficou super feliz, me mostrou pra toda sua equipe e disse que minha cirurgia ficou perfeita me deu seu telefone, caso meu filho tivesse algum problema do tipo.

  • Graças a Deus, no ultrassom eu vi que ele era normal, ele nasceu com 37 semanas, pesando 2750 kg, só fiz uma cesariana porque eu não tive passagem. Tive mais uma filhinha em 2007, também super saudável.