terça-feira, 5 de junho de 2012

19º Depoimento: Onfalocele


O Luis Filipe nasceu com Onfalocele, no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte. Hoje está com 2 aninhos.









Depoimento:




   No terceiro mês de gravidez descobri que meu filho tinha uma má formação, chamada onfalocele. Em Governador Valadares não teria como fazer o pré natal, então fui pra Belo Horizonte.
   Ele nasceu com 34 semanas. O fígado foi gerado totalmente para fora da barriguinha, além das alças intestinais e da vesícula. Durante a gravidez tive um problema chamado polidrâmnio, meu líquido amniótico estava em excesso, tive que drenar um pouco desse líquido, isso fez com que o parto adiantasse.
   Então, quando ele nasceu descobriram que tinha outra má formação, além da onfalocele e da cardiopatia congênita, ele também tinha atresia de esôfago. A primeira cirurgia foi para corrigir o esôfago, após uma semana ele passou pela segunda cirurgia para corrigir a onfalocele, foi colocado um silo externo para redução da onfalocele, pois não foi possível fechar a barriguinha de uma vez. Na terceira cirurgia fecharam a barriguinha com o músculo e deu tudo certo! 
   Só pude pegá-lo no colo após 30 dias. Ficou entubado desde que nasceu, 15 de abril até dia 2 de junho, quando foi extubado. Hoje tem displasia bronco pulmonar devido ao uso prolongado do tubo.
   Passou por vários procedimentos, exames, 11 transfusões, 3 cirurgias... Ficou internado 99 dias na UTI neonatal do Hospital das Clínicas em Belo Horizonte, onde recebeu todo cuidado necessário por uma equipe de profissionais maravilhosos e humanos, que tenho eterna gratidão. E finalmente recebeu alta, foram muitos dias de luta, dor e angústia, mas também de fé, esperança e alegria, por cada dia superado, cada vitória, cada procedimento que deu certo e ainda hoje todo dia é uma vitória! Há quem não acredite em milagres, eu ACREDITO!Facebook da Ana Paula:  
https://www.facebook.com/groups/398301213527774/439284159429479/?ref=notif&notif_t=group_comment_reply#!/anapaula.araujo.35762




Contatos: Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003545752802
Msn: apoiogastrosquiseonfalocele@hotmail.com    Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3943054102065233247
Peço as mães que precisam de ajuda que deixem os comentários com algum contato, pra conseguirmos ajudá-las. Beijos Camila!

sábado, 2 de junho de 2012

18º Depoimento: Gastrosquise


A Maria nasceu com gastrosquise, no Hospital Pasteur no Rio de Janeiro. Hoje está com 8 meses.













Depoimento:
  • Descobri que minha filha tinha uma má formação aos 5 meses de gestação, durante a ultra morfológica. Fiquei muito assustada quando o médico me perguntou se eu já sabia que Maria tinha uma herniação. Disse que não, e então ele disse que ela estava com parte do intestino herniado. Fiquei muito nervosa e fiz um monte de perguntas a esse médico, que foi curto e grosso ao dizer que ela talvez precisasse de uma cirurgia. Desse momento em diante o meu mundo tinha desabado. Fui do consultório até a minha casa chorando e assim que coloquei os pés em casa, corri para a internet para me informar. Fiquei horrorizada. Não entendia porque eu precisava passar por isso, questionava a todo o momento esse problema dela e se isso não me servia como castigo. Meus dias não eram mais os mesmos. Tudo o que eu fazia era procurar médicos, hospitais, informações sobre a gastrosquise. Liguei para um monte de gente, pedi ajuda em hospitais onde ninguém me conhecia. 
  • Pensei que pudesse contar com o meu obstetra e no momento em que eu mais precisei dele, levei um fora! E com 7 meses de gestação, meu obstetra desistiu do meu caso e me indicou um hospital que é referência em gestação de risco, o Instituto Fernandes Figueira. Fui até esse hospital, mas como tenho plano de saúde, foram bem rigorosos no meu atendimento e deixaram bem claro que era melhor que eu procurasse um hospital particular. 
  • Sem saber o que fazer, liguei para o Hospital Pasteur, que fica próximo a minha casa e por saber que minha filha ficaria na UTI, consegui conversar com o chefe da UTI pediátrica, Dr. João Henrique. Esse médico é um anjo, e só de falar, fico muito emocionada. Ele, atenciosamente, me chamou para uma conversa no hospital, pediu para que levasse todos os exames, tirou todas as minha dúvidas e pessoalmente marcou uma consulta com uma obstetra e com a cirurgiã pediátrica, que me atenderam muito bem e cuidaram com muito carinho de mim e da minha filha. Fiz muitos exames, me cuidei direitinho e já sabia por todos os procedimentos que Maria passaria logo após o nascimento. Durante um exame, descobri que o intestino dela estava praticamente todo herniado e que além disso, o rim estava dilatado.

  • O nascimento foi uma correria! A bolsa estourou e ela tava doida pra nascer naturalmente, o que não podia acontecer. Mas como Deus é poderoso, no momento em que liguei para médica ela já estava no hospital e quando cheguei foi tudo muito rápido. Maria nasceu! Como era de se esperar, foi direto para o centro cirúrgico, mas como ela não era muito grande e o conteúdo herniado era enorme, a médica não pôde fechar a barriguinha no momento. Foram 10 dias de muita luta, muita aflição e foi aí que vi como Deus era poderoso e misericordioso. Ele não estava me castigando. Ele tinha me enviado um anjo e era esse anjo que iria mudar a minha vida! E mudou! Após 10 dias a Maria voltou para o centro cirúrgico e finalmente fechou a barriguinha. Foram 15 dias assim, de muita observação e cuidado. Começou a se alimentar aos poucos mas não conseguia tomar mais que 5 ml de leite. Foi aí então, que constataram que precisaria ser feita outra cirurgia. Após duas cirurgias, duas infecções e 61 dias na UTI, ela teve a tão sonhada alta!
  • E hoje, aos 8 meses é um bebê como outro qualquer, se alimenta normalmente, brinca, engatinha e faz muita bagunça!!! E de verdade, sou muito feliz por tudo o que aconteceu, porque sei que tudo o que acontece na nossa vida tem um motivo. E ela me ensinou a amar incondicionalmente, a me dedicar, e principalmente a acreditar na vida e sobre tudo em Deus. Um beijo e força aqueles que estão passando por momentos aflitivos! Luciana Ávila 








Contatos: Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003545752802 
Msn: apoiogastrosquiseonfalocele@hotmail.com   Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3943054102065233247
Peço as mães que precisam de ajuda que deixem os comentários com algum contato, pra conseguirmos ajudá-las. Beijos  Camila!