quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11º Depoimento: Gastrosquise

A Raphaela tem 20 anos. Nasceu na Santa Casa de São Gabriel/Rio Grande do Sul e foi operada na Santa Casa de Porto Alegre/RS.



Depoimento:

  • Nasci com 7 meses, só descobriram minha gastrosquise após o nascimento. O pediatra falou para minha mãe que a filha dela tinha nascido, mas que era um mostro virado do avesso, minha mãe entrou em choque. Ela só me conheceu com 15 dias de vida, ela tinha 17 anos e ficou sozinha, pois meu pai sumiu no mundo quando descobriu a gastrosquise.
  • Me levaram para a capital, pois lá tinha mais recursos, fiz a primeira cirurgia e me deu problema de circulação, não mexia mais as pernas. Então fiz uma nova cirurgia, fecharam tudo novamente e me deu problemas respiratórios, abriram mais uma vez e ai viram que eu não tinha o músculo abdominal, buscaram uma tela importada para substituir meu músculo e foram colocando os órgãos aos poucos pra dentro. Acabei pegando uma infecção hospitalar. Então, abriram tudo novamente e deixaram cicatrizar aos poucos.
  • Eu era extremamente pequena e magra minhas coxas eram do tamanho de um dedo de uma pessoa adulta. Mas apesar de tudo isso, consegui sobreviver sem problema algum. Além das cirurgias mencionadas, com 3 meses fiz mais outra, na qual tiveram que abrir minha barriga pra ver se estava tudo em ordem, depois com 9 anos para trocar essa minha tela o que não foi possível, pois meu músculo nasceu e grudou na tela. Se tirassem a tela, tirariam o músculo junto e ao colocar uma nova tela poderia haver uma rejeição do meu organismo e dessa forma não teria mais o que sustentasse meus órgãos, por isso a tela não foi trocada e tenho a mesma desde neném. No total até hoje eu já fiz 15 cirurgias.
  • Após isso fiz algumas cirurgias para diminuir o tamanho da minha cicatriz, meu médico era muito querido e informava ao plano de saúde que era uma cirurgia necessária. Nunca fiz plástica por não ter condições, então com 13 anos, eu não aguentava mais fazer cirurgias e pedi ao meu médico para fazer uma tatuagem para esconder essa cicatriz, ele autorizou e eu fiz, o que fez muito bem para minha auto-estima.
  • Hoje em dia penso muito em ter filhos, porém os médicos não sabem o quanto essa minha tela estica e se aguenta os 9 meses de gravidez. Conversei com um médico que me falou que posso engravidar normal, mas tenho que procurar fazer natação, usar aquelas cintas que apertam a barriga, comer pouco, tudo para não engordar e ter um controle rigoroso. E um tratamento para fortalecer o pulmão do bebê, caso seja preciso que ele nasça com 6 meses. Hoje estou super bem de saúde, sem problema algum, só cheia de dúvidas quanto minha futura gravidez.

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4756655634862461068

3 comentários:

  1. eu como mãe. entendo o que sua mãe passou, pois minha bebê esta passando por isso agora.... quanto tempo você passou no hospital???

    ResponderExcluir
  2. eu como mãe. entendo o que sua mãe passou, pois minha bebê esta passando por isso agora.... quanto tempo você passou no hospital???

    ResponderExcluir
  3. Tenho 23 anos também nascir com gastroquise precisei operar no mesmo dia que nascir pra colocar a tela q ate hoje tenho já fiz oito cirurgias e cono a tela rejeita minha carne ai sai fica exposta tenho q fazer outra

    ResponderExcluir