segunda-feira, 22 de março de 2010

6º Depoimento: Onfalocele

A Cláudia Sofia Santos, tem 21 anos, é de Lisboa (Portugal). Nasceu com Onfalocele, no Hospital Dona Estefania em Lisboa.





Depoimento:


  • Eu nasci no dia 6 de Novembro de 1988, como devem calcular a 21 anos a medicina não estava nada evoluída, por isso quando a minha mãe fez a ecografia disseram-lhe que eu era deficiente. Mesmo assim a minha super-mãe decidiu seguir com a gravidez.
  • No dia 6 de Novembro de 1988 a minha mãe dirigiu-se ao hospital porque lhe tinha rompido a bolsa.Nasci por cesariana, com 35 semanas e pesava apenas 1,600kg. Com apenas alguns minutos de vida fui submetida a uma intervenção cirúrgica por consequência de uma Onfalocele. A minha mãe hoje diz que na altura não sabe se ficou feliz por não ser deficiente ou se ficou triste por ter Onfaloncele. Nessa cirurgia foi feita uma reconstituição da parede abdominal. Apenas sei que a única coisa que nasceu dentro de mim foi o meu coração. Fui operada pelo Doutor Antonio Gentil Martins (médico muito conheçido e que separou os gemeos siameses). Deram me apenas 3 Meses de vida.
  • Fui operada novamente com 2 anos de idade para corrigir uma hérnia e para fazer reconstrução do umbigo. Mas essa cirurgia não teve muito êxito. Nestes anos sempre tive uma vida quase normal, podia brincar a vontade, podia correr, embora tivesse uma barriga grande com uma cicatriz grande e tivesse que ter mais cuidados que os outros meninos da minha idade. A medida que fui crescendo é que comecei a me deparar com o meu problema, comecei a ter vergonha de ir à praias com muitas pessoas, comecei a ter vergonha de tomar banho no balneáreo da escola ou do ginásio.
  • Quando acabei os estudos decidi concorrer para a tropa, pois esse sempre foi o meu grande sonho. Incorporei no dia 19 de Março de 2007, fiz a recruta que são 3 meses. Sempre grandes esforços.No final do 2ºMês a minha barriga começou a aumentar de tamanho e começou a ficar esquisita, tive medo que me reprovassem então escondi o meu problema, não sabia bem o que se passava, simplesmente não me sentia nada bem. No fim de semana que vim pra casa fui ao Hospital Civil e o médico me fez um exame e disse me que eu tinha 2 hérnias e que tinha uma parede abdominal incompatível com a atividade física intensa e que teria que desistir antes que a situação se agravasse e alguma hérnia estrangulasse. Na altura pensei: "Já que só falta um mês, vou acabar isto e depois peço para ir para uma consulta de cirurgia geral." Assim foi, continuei os meus últimos exames físicos, que foram feitos com muito esforço. Em cada corrida em cada instrução só me apetecia chorar, pensei várias vezes em desistir, mas eu queria chegar a minha Rua Vitoriosa, queria mostrar que eu sou mais forte que o meu problema, queria poder dar orgulho a minha familia e ao meu namorado. Acabei a recruta tive uma boa nota e fui Colocada no Campo Militar de Santa Margarida, tendo desistido depois de ter acabado a especialidade por ter 3 hérnias e porque ninguém me quis operar por medo.
  • Hoje Luto pelo meu grande objetivo "Ser Normal", não conheço ninguém com o meu problema, não sei se posso vir um dia a ser mãe, não sei se um dia vou ter um umbigo para mostrar, não sei se vou poder voltar a correr e se irei conseguir algum dia realizar o meu sonho, apenas sei que enquanto eu for viva NADA ME PARA! Cláudia Sofia Santos http://www.orkut.com/Main#Profile?uid=17500673153371483309

    Blog:http://onfalocelo_gastrosquisis.blogs.sapo.pt/982.html

12 comentários:

  1. ola meu nome é claudia, moro em cascavel - pr
    tbm nasci com gastrosquise, minha duvida agora é se posso engravidar, é um sonho, mais dizem que nao é aconselhavel.

    ResponderExcluir
  2. Ola meu nome eh karen nasci cm gastrosquise hj tenho 26 anos...todos me diziam q eu nao podia engravidar...mais Deus é tão maravilhoso que me deu dua gestacoes normais...minja barriga esticou e ficou ernome e meus dois filhos nascerao saudaveis minha vontade agora é de fazer uma plastica...pq o meu sonho ja realizei q ea engravidar...

    ResponderExcluir
  3. Ola meu nome eh karen nasci cm gastrosquise hj tenho 26 anos...todos me diziam q eu nao podia engravidar...mais Deus é tão maravilhoso que me deu dua gestacoes normais...minja barriga esticou e ficou ernome e meus dois filhos nascerao saudaveis minha vontade agora é de fazer uma plastica...pq o meu sonho ja realizei q ea engravidar...

    ResponderExcluir
  4. Oi meu nome é Juliana nasci com Onfalocele hoje tenho 21 anos.Antes meus sonhos era ter um umbigo e de ser mãe um dia pq todos médico diziam que não podia engravidar.Mas hj eu sou mãe de uma menina linda e meu parto foi normal só te Fé mas ainda não tenho umbigo mas quem sabe um dia eu posso ter um umbigo no lugar dessa cicatriz.

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é Sirlana, eu tenho 18 anos, eu tive gastrosquise; quando eu nasci a medicina tb não era la essas coisas, tanto q quando a minha mãe estava gravida de mim, os médicos não diagnosticaram a doença, só perceberam quando eu nasci prematura, menos de 8 meses. Bom hj eu tenho uma vida super saudável, os médicos disseram pros meus pais q talvez eu iria ter complicações ao longo dos anos, mas não tive. Faço atletismo a 4 anos, corro mas de 12km por dia. Da q a 50 dias vou ser atleta da marinha do brasil. Enquanto a "cirurgia" q tenho na minha barriga, não tenho nem problema com ela, pq tds os dias quando eu a olho, lembro q eu sou um milagre e td é possível. Me deram 5% de chance de sobreviver, hj eu sou o 5% mas feliz do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Patrícia , tenho 28 anos e também nasci com Onfalacele de conteudo fígado em Braga , depressa foi transferida para o H. S. João no Porto , foram momentos angustiantes para minha família, e médicos porque nenhum deles davam garantia de sobrevivência, mas cá estou eu , tal como vocês também anseio em ser mãe um dia , no meu caso os médicos não me tiram o sonho de ser mãe , apenas dizem que será uma gravidez mais dolorosa que de outras mulheres sem este problema, mas para quem sobreviveu a isto será este um problema ?? é bom ler os vossos depoimentos e ver que tal como outras mulheres tiveram os seus bebés <3 ... quanto ao umbigo já me habituei a ser assim , não é de todo um problema.

    ResponderExcluir
  7. Olá meu nome é Patrícia , tenho 28 anos e também nasci com Onfalacele de conteudo fígado em Braga , depressa foi transferida para o H. S. João no Porto , foram momentos angustiantes para minha família, e médicos porque nenhum deles davam garantia de sobrevivência, mas cá estou eu , tal como vocês também anseio em ser mãe um dia , no meu caso os médicos não me tiram o sonho de ser mãe , apenas dizem que será uma gravidez mais dolorosa que de outras mulheres sem este problema, mas para quem sobreviveu a isto será este um problema ?? é bom ler os vossos depoimentos e ver que tal como outras mulheres tiveram os seus bebés <3 ... quanto ao umbigo já me habituei a ser assim , não é de todo um problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola sera possivel falar ou conhecer uma de vocês? Eu passo pelo mesmo probelma. Tenho 26 anos e admito que me custa ainda hoje aceitar isso. Admito que me privo de muitas coisas que me deitam a baixo. Sonho um dia ser mãe sonho um dia aceitar me. Preciso de ajuda
      Obg a todas vos. Parabéns pelos vossos depoimentos.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá me chamo Sara estou muito Feliz me responder pra voce. goataria muito de contar Minha historia de vida, sou casada há 7 anos e tenho 27 anos tenho dois filhos lindos por milagre grande de meu jesus Que me prometeu. aqui vai Minha historia nasci com problems gravissimo chamado Gastroquisy, um problema sem muitas expliçao na Minha època. mas a Minha cicatriz Que tenho ate hoje vem do peito ate o final da virilha, uma cicatriz muito grande. quando nasci em 1991 foi o primeiro caso do hospital, sem ter nenhuma espectativa de vida, Minha Familia nao sabia do Meu problema só soube quando nasci, fiquei internada por 30 Dias na emergencia do hospital pediatrico, e por um milagre Minha barriga consiguiu fechar. minha vida é um milagre tenho vontade de contar para Mais pessoas. obrigado por Deus the abencoe

    ResponderExcluir
  10. Zona de Braga. Como entrar em contacto com uma de vocês?

    ResponderExcluir